Resenha: "The Fundamentals of Caring" tem humor para fugir do drama comum

21:47


O filme original do Netflix, lançado em junho deste ano, tem tudo para não ser original. A história se faz com um adolescente com deficiência emburrado, um divorciado frustrado, uma jovem rebelde e uma gravida enérgica. Em uma abordagem de pessoa com deficiência sem transpirar sentimentos de dó e pena, “The Fundamentals of Caring” (Amizades Improváveis, no Brasil), de Rob Burnett, explora a relação e os sarcasmos de Trevor com seu cuidador Ben.

Trevor, interpretado por Craig Roberts, tem 18 anos e possui Distrofia Muscular de Duchenne. Após se mudar da Inglaterra para os Estados Unidos, sua rotina constituída por programas de televisão e refeições repetidas continua a mesma. Até que o personagem de Paul Rudd, Ben, um escritor e divorciado, se torna seu novo cuidador e o convence a ir numa viagem para conhecer o “poço mais profundo do mundo”. Nesta road trip, conhecem Dot (Selana Gomez) e Peaches (Megan Ferguson), a rebelde e a grávida. Juntos, traçam um caminho de autoconhecimento e cuidado um pelo outro. 

O longa veio em meio à estreia de “Como eu era antes de você”, filme baseado no livro escrito por Jojo Moyes que também retrata uma relação entre cuidador e pessoa com deficiência. Diferente do primeiro, “Como eu era antes de você” trata de um romance e um questionamento sobre a decisão de continuar a viver naquela condição ou não. Em outra perspectiva, “The Fundamentals of Caring” aborda a vida com prazo para terminar e uma versão um pouco mais próxima da realidade. Outras obras semelhantes ao tema são “Os Intocáveis” (2011) e “Um Momento Pode Mudar Tudo” (2014).

Cercado destas produções onde a amizade é o foco principal, o filme tenta sair do clichê ao conduzir para o lado dos problemas familiares. Ao formar um laço de paternidade, os personagens principais vão além dos fundamentos principais ensinados no curso para cuidadores. É um encontro oportuno de um pai que perdeu o filho e um filho cujo pai o ignora. 

Otimista e pessimista ao mesmo tempo, o filme traz humor e drama bem distribuídos. “The Fundamentals of Caring” tá disponível no Netflix.

Você também poderá gostar

0 comentários