Diário de Intercâmbio: A famosa Queima das Fitas

09:55


Esse ano a Queima das Fitas acontece do 1 ao 7 de maio no Porto. As faculdades dão esse período sem aulas como uma semana acadêmica e todo dia há show no Queimódromo. Cada ingresso gira em torno de oito euros se comprado antecipadamente. Fui no domingo e pude assistir o Agir, muito famoso aqui em Portugal e sempre tocado nas baladas, é uma mistura de todos os estilos, hora cantava rap, hora pop romântico. Hoje irei ver Gabriel o Pensador, mesmo com a garganta péssima, não dá pra perder.

Essa comemoração é para os formandos, ditos como "finalistas" aqui, eles usam as roupas de praxes (aquelas que inspiraram o uniforme de Hogwarts) com uma cartola e bengala da cor de seu curso, representando que já estão velhos. Na terça feira, foi a vez Cortejo, tradição que leva os estudantes na rua como num desfile de cidade do interior. Cada curso tem seu próprio caminhão, onde fazem sua festa, cantando e bebendo por todo o trajeto. A cidade inteira vai para rua só para assisti-los. 

Vale a pena participar e aprender um pouco mais da cultura portuguesa. Até que dá para aproveitar bem a semaninha de férias, apesar de a chuva ter voltado ontem e trazido com ela uma gripe básica de presente. 

Você também poderá gostar

0 comentários